View Full Version : Duas Ligas???
Orlando#3
29-05-2003, 09:29 PM
Acham q devia de existir Duas Ligas em Portugal???
1. sim
2. não
Orlando#3
29-05-2003, 09:38 PM
Na minha opinião acho q sim pois assim teriamos um campeonato + equilibrado sem haver aqueles massacres das equipas + fortes às + fracas,teoricamente!Podendo assim tb fazer um campeonato c menos equipas onde se jogava tds contra tds!!!!Seria + justo e + competitivo!!!Ao final de jogarmos tds os jogos o campeão seria aquele q tivesse maior nº de vitorias(pontos),descendo à II liga o ultimo e subindo à I Liga o primeiro!!!
Q é q acham????
Pauiiiiinhu
29-05-2003, 09:40 PM
consoante o numero de equipas .
Se for superior a 12 equipas , acho que deveria haver duas ligas.
Uma abraço
#4 Amora
Ricardo Ferrão
30-05-2003, 08:36 AM
Bom Dia!
Eu também sou defensor de existirem duas ligas de forma a existir mais competitividade e melhores jogos. Neste momento, até penso que as equipas mais prejudicadas são as mais fortes, pois ao fazerem jogos muito acessiveis não evoluem tanto.
No entanto, acho que ainda não temos condições para termos 2 ligas.
Se analisarmos dados concretos, podemos ver que este ano estamos a fazer jogos de 8 minutos dado o elevado número de equipas (média de 13 masculinas por torneio). Mas se formos ver o número de clubes, passamos só para 9 clubes participantes em cada fase.
Assim, se criássemos mais uma liga não estou a ver o Alhandra, Setúbal, e Lisboa a conseguirem ter meios monetários para deslocar as outras equipas para outros locais (num mesmo fds ou num outro diferente), até porque o que acontece muitas vezes é que há equipas que não aparecem a todas as fases. Assim, se faltassem uma ou duas equipas automáticamente cairíamos numa fase quase sem equipas, tal como se passa hoje no sector feminino, o que só tem provocado o desmotivação nas raparigas.
Como conclusão, eu defendo as duas ligas, mas só a partir do momento em que existirem 16 clubes ( e não 16 equipas) a participarem no nacional - Por isso por agora voto Não.
Um abraço!
Caselhas
30-05-2003, 10:50 AM
Eu acho q para já não se justifica a existência de duas ligas!!
Mas espero que no futuro se justifique!!!
Claro q foi referido...depois surgem as complicações a nivel monetário para os clubes com mais de duas equipas...que como é óbvio não poderiam jogar com 2 equipas na mesma liga!!!
Espero que o Kayak-polo continue a evoluir por forma a justificar a existência de 2 ligas
Carlitos
30-05-2003, 02:16 PM
Só não concordo com o facto de não poderem haver 2 equipas do mesmo clube na mesma liga? Se a equipa é boa, porque não?
Dou o exemplo da equipa B de Setúbal. Esta equipa desde que apareceu tem andado sempre nas 7 primeiras equipas e já teve alguns lugares no pódio!!!
Porque é que se se vai penalizar uma equipa e passá-la para a 2ª liga só porque é do mesmo clube? Não percebo e não concordo!
Carlitos
Ricardo Ferrão
30-05-2003, 03:21 PM
Eu também defendo que as equipas B poderiam estar na mesma liga.
Mas neste momento acho que não há clubes suficientes para ter 2 ligas.
Orlando#3
30-05-2003, 06:22 PM
Melão em relação a este tema é so pa ter uma ideia do q o ppl pensa!!!Os clubes c duas equipas ñ seriam tão prejudicados pois a minha ideia era de haver duas ligas,certo!!!???Era cm se fosse dois grupos mas c + equipas........Jogando tdas as equipas de cada liga num sistema tds contra tds!!!!mas é claro q ha mts compçicações pelo meio,mas cm eu disse era so pa ter uma ideia generalizada do ppl em relação ao assunto!!!!
Carlitos ninguem disse q ñ podiam jogar as equipas b's na mma liga q a A.........Até pq seria mt injusto cm tu referiste .........
Va ppl um abraço e continuem a dar as vossas ideias..... :D
Ricardo Ferrão
30-05-2003, 06:47 PM
Por acaso estava a pensar em 2 ligas = 2 fds de deslocações.
Mas esta tua ideia de ter é 2 grupos de equipas a jogarem num mesmo fds parece-me muito bem!
Assim sem dúvida que havia melhor nivel e todos evoluiam mais.
Mas a avançarmos para essa ideia (avançar, leia-se comunicar à Comunicação de KP da FPC), tinhamos de pensar bem se era possivel jogarem todos contra todos; tinhamos de pensar no numero de jogos que isso dava.
Um abraço para todos e bom fds!!!!
sapoconcho
30-05-2003, 08:41 PM
Ola pessoal
Como alguns de vos dizen que e melhor nao tomar como modelo a Espanha eu acho que podo dizer a experiencia negativa das 2 ligas na Galiza como modelo a nao seguir...
Na Galiza temos 2 ligas,na 1ª dez equipas (este ano 9),e na 2ª esta aberta para tudas as equipas.No meu 1º ano no kp joguei na 1ª,baixamos a 2ª para melhorar.Ese ano na segunda eran 13 equipas,voltamos a 1ª.
Este ano na 1ª ten 9 equipas pq ninguma equipa de 2ª gostou d subir a 1ª e na 2ª so hai 8 equipas.
Eu acredito q a diferencia entre a 1ª e 2ª e moi grande polo q as equipas non queren ascender e o nivel na 2ª baixa cada ano.E moi dificil separar as ligas,as equipas que gostan de melhorar jogan contra equipas mais fortes na Espanha,en Portugal,en torneios internacionais ou fora da Espanha.Eu acho q o unico camino para melhorar e jogar na melhor competencia possibel.
Caselhas
30-05-2003, 09:12 PM
Carlitos...o facto de nao poderem estar duas equipas do mesmo clube é obvio..simplesmente porque são do mesmo clube ( à semelhança do que se passa com todos os outros desportos )..imagina tu que um clube..tem muito mais know-how do que os outros e se destaca pela sua escola de formaçao..imagina tb q este clube, tem mais recursos financeiros q os outros..e dispoem de 40 atletas sendo todos eles mto bons...e que tinha capacidade para ter 5 equipas operacionais A , B , C , D , E....metade da primeira liga era só para a já mencionada equipa??
Não leves a mal Carlitos..longe de mim querer arranjar atritos...mas as razões parecem-me mais do que razoáveis...é por esse mesmo motivo q tal tb acontece em outros desportos...
:thumbup:
Sapoconcho...obrigado pela tua opinião..e pelo grande esforço para escreveres em Português...digo-te já que é um Português muito aceitavel..continua
:cheers:
sapoconcho
30-05-2003, 09:34 PM
Muito obrigado Caselhas mais eu acredito q e mais un pouco de galego-portuñol q un portugues aceitavel.. :thumbdown
Olá a todos,
É com bastante entusiasmo que tenho seguido algumas das
discussões que vão surgindo neste forum. Tal como devem ter
já reparado, sou presença muito habitual enquanto leitor não tendo, no entanto, tempo livre para poder intervir tão frequentemente como gostaria.
O facto de, desde à 3 anos a esta parte, ter começado a colaborar com a Federação Portuguesa de Canoagem na organização e "standarização" das várias provas (fases) do Campeonato Nacional faz com que, por necessidade, já tenha pensado, equacionado, estudado e pedido opiniões a quem sabe mais do que eu sobre determinados assuntos.
Um desses assuntos, entre muitos outros, foi efectivamente a ponderação do facto de valer (ou não) a pena correr o risco de avançar com um Campeonato Nacional baseado num figurino de duas ligas.
Esse assunto tornou a ser seriamente considerado antes do ínicio do presente Campeonato Nacional, até porque, como sabem, este ano, após ter sido oficialmente convidado pela FPC para ser presidente da "Comissão de Kayak-Polo na FPC" tive a honra de convidar para comigo colaborarem o João Ribeiro (CNL) e o Victor Felix (AlhandraSC) que, pela formação académica que possuem ligada a gestão do desporto, se revelaram os companheiros ideais para opinar e analisar as várias hipotese que nos ião surgindo.
Depois de algumas horas a estudarmos os eventuais desdobramentos associados à divisão das equipas em duas ligas, rapidamente verificamos que:
1) Na eventualidade de 1 ou 2 das equipas falharem toda a fase esta "arruinada"... reparem que os gastos envolvidos numa deslocação têm seguramente maior retorno mesmo que se levem "grandes cabazadas" do que se, faltando duas equipas de uma das ligas, apenas se fizerem 3 ou 4 jogos (recordo que este ano se jogaram sempre 6 ou 7 jogos por fim de semana).
2) Mesmo que não haja falhas (e vamos considerar 12 equipas), o "tão ambicionado" sistema de 2 grupos de 6 equipas dá, apenas em masculinos, 30 jogos (2 x 15 jogos em cada grupo) o que, por motivos de tempo (porque há as damas também) faz com que os desdobramentos com a existencia de uma final (que eu pessoalmente defendo a 200%) não sejam exequiveis num "simples" fim de semana... a tudo isto ainda há que juntar os jogos entre o último da 1ª liga com o 1º da 2ª liga... sim, isso mesmo, pensámos num sistema dinâmico entre fases... esse sim, muito mais justo, uma vez que não se pode "prender" uma equipa numa segunda liga só porque, por exemplo, é nova, se ela, na realidade, for muito melhor do que algumas da 1ª...
Bem, há mais razões mas o meu reply já vai longo.
A minha opinião pessoal é que não vai ser tão cedo que, com rsponsabilidade e segurança, se poderá avançar para a disputa do campeonato nacional em duas ligas... antes disso, e face ao aparecimento de mais equipas, acredito ainda no alargamento do Nacional para 6 fases, numa das quais duas (ou mais equipas) descansarão... ai sim, APENAS DEPOIS DE CONSOLIDADO o número de equipas QUE COMPARECEM SEMPRE, é que podemos falar de 2 ligas...
Para finalizar: acho que assuntos deste tipo, que exigem grande troca de opiniões, estudo e observação não devem ser objecto de votação... é muito fácil clicar num "SIM" ou "NÃO"... mas mais produtivo é explicar e saber os porques... por essa razão não votei.
Um abraço a todos,
Bons treinos.
João Botelho.
============================
#3 CCSetúbal A
email: joao.botelho@ccsetubal.org
email: joao.botelho@bubbleblades.com
============================
Orlando#3
01-06-2003, 06:48 PM
Olá Sapoconcho!!!!!
Muchas gracias por teres dado a tua opinião!!!!
Aparece sempre que quiseres no nosso forum!!!!
seras sempre bem vindo :welcome:
Francisco
15-07-2003, 05:48 PM
Oi João,
Concordo com alguns pontos que referes especialmente aquele que considero mais crítico: a presença assídua de todas as equipas envolvidas na competição em todas as fases da prova!
No entanto, se hipoteticamente sucedesse o que referes no ponto 2) penso que a existência de uma final deveria ser descartada porque uma vez que todas as equipas já se defrontaram entre si já se sabe efectivamente qual é a melhor (e desta forma premeia-se a equipa mais regular nos confrontos directos do sistema "todos-contra-todos"). Desta forma ficarias sempre com apenas 30 jogos no campeonato masculino além de x jogos provenientes do campeonato feminino (o que seria exequível num fim-de-semana).
Mas tal como referes num certo parágrafo: "...APENAS DEPOIS DE CONSOLIDADO o número de equipas QUE COMPARECEM SEMPRE, é que podemos falar de 2 ligas..." isto tudo não passará do papel...
vBulletin® v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.